Numa madrugada fria de julho de 1996, o tecladista Tuomas e seus amigos passavam horas agradáveis em torno de uma fogueira em Kitee, North-Karelia. Assim, teria surgido a idealização da banda Nightwish.
No início, era praticamente um projeto acústico. Apenas com violões, a banda entrou em estúdio para gravar três canções entre outubro e dezembro de 1996. Mais tarde, a bateria de Jukka foi adicionada. Emppu, que já tinha gravado as cordas, também inseriu as guitarras. A sonoridade ganhava peso e se aproximava do Metal.
Após alguns ensaios, a banda voltou ao estúdio para gravar outras sete músicas em abril de 1997. Foi lançada a versão promocional e limitada de "Angels Fall First". Um mês depois, o Nightwish assinou contrato com a gravadora Spinefarm, gravando mais quatro faixas.
"The Carpenter" foi lançado e alcançou uma ótima posição entre os singles oficiais executados na Finlândia.
No início de novembro de 1997, foi lançado o CD de estréia "Angels Fall First". A banda passou a fazer suas apresentações ao vivo. O resultado foi além da expectativa. A gravadora estendeu o contrato para mais um disco, além dos outros dois do acordo inicial.
"From Wishes To Eternity" foi um show ao vivo na Finlândia que virou CD, VHS e DVD; lançado em edição limitada no ano de 2001. O EP "Over the Hills and far Away", chegou no mesmo ano com músicas inéditas para delírio dos fãs em todo o mundo. Em agosto deste ano, o Nightwish tocou em países como Rússia e Coréia para levar o carisma e o talento em lugares com menos tradição no Rock.
Em abril de 1998 começaram as gravações para o primeiro clipe da banda, "The Carpenter". Em seguida, o baixista Sami Vänska se agregou ao grupo e iniciaram as gravações do próximo álbum que ocupou o período entre agosto e outubro.
O álbum "Oceanborn" foi lançado em dezembro de 1997 e foi um sucesso absoluto, sendo aclamado por toda a imprensa e crítica finlandesa. O Nightwish passou a tocar por todo o país explorando a popularidade dos trabalhos. As apresentações nos festivais eram apoteóticas e o álbum "Oceanborn" foi divulgado no exterior na primavera de 1999, expondo o talento dos finlandeses para outros países. O single "Sleeping Sun" foi lançado paralelamente ao momento de maior destaque da banda, e alcançou a marca de 15.000 cópias vendidas na Alemanha. A essa altura, o Nightwish se consagrava como uma das melhores bandas de Metal Melódico do cenário europeu e iniciava sua turnê internacional.
No início do ano 2000 foi lançado o álbum "Wishmaster" e o sucesso se ratificou além da Europa. A faixa título ocupou a primeira colocação nas paradas finlandesas por mais de três semanas. Em outubro de 2001 foi anunciado que o baixista Sami não fazia mais parte da banda. O músico Marco Hietala (Tarot) foi convidado para substituí-lo. Apesar de um pouco mais velho que os outros membros no Nightwish, Marco foi bem aceito pelos fãs e logo entrou em estúdio para gravar o single "Ever Dream". Em apenas dois dias de lançamento, o single ganhou disco de ouro na Finlândia.
"Century Child" foi o quarto álbum lançado, e trazia a banda mais madura musicalmente. O sucesso foi incontestável e 30.000 cópias foram vendidas em apenas duas semanas. A imprensa especializada não se cansava de elogiar a competência da banda.
"Century Child" teve sua turnê programada para três meses. A banda ainda desmentia os boatos da possível saída de Tarja. Finalmente, o Nightwish voltou ao Brasil se apresentando em seis cidades: São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Em São Paulo, 6.700 fãs se apertaram no CrediCard Hall para acompanhar uma apresentação histórica. Os próprios integrantes confirmavam à revistas européias que havia sido a mais emocionante apresentação da história da banda.
Em meados do mesmo ano é apresentado "Once". As onze faixas deste álbum dão continuidade ao single anterior (The Siren) e mantém o padrão de qualidade. Tanto nos arranjos como na performance de Tarja, Once apenas confirma a capacidade e ratifica o espaço que o Nightwish conquistou no cenário mundial. Neste mesmo ano é lançado o single "Sleeping Sun" com um novo videoclipe e versões desta faixa.
Porém, no final de outubro de 2005, uma notícia abala os fãs em todo o mundo. Após a última apresentação da turnê End of an Era, a banda entrega em mãos uma carta dirigida a Tarja na qual anuncia a "demissão" da vocalista, alegando, entre outros motivos, que Tarja priorizava os lucros e menosprezava os outros integrantes. Esta carta foi publicada no site oficial do Nightwish. Tarja, por sua vez, responde em outra carta publicada em seu site oficial, dizendo-se "chocada" e "confusa" com os acontecimentos.
O ano de 2006 inicia-se coberto de incertezas. Apesar da excelente recepção que a banda conquistou após "Once", a saída de Tarja e diversos boatos sobre quem poderia ocupar a condição de vocalista e até mesmo um possível fim da banda, deixam fãs de todo o mundo apreensivos.
Até janeiro de 2007, o Nightwish recebeu demos de cantoras que canditavam-se ao cargo de vocalista. Paralelamente era lançado Once Upon a Nightwish, um livro escrito por Mape Ollila que acompanhou a banda por dois anos e produziu esta obra com 400 páginas e 32 fotos; tornando-se um item indispensável para os fãs de todo o mundo.
Em maio, a banda anuncia oficialmente a nova vocalista: a sueca Anette Olzon. Em seguida é gravado e lançado o single "Eva", que traz apenas uma faixa e marca a estréia de Anette. No mês seguinte, a banda foi até Los Angeles gravar dois videoclipes para os próximos singles: "Amaranth" e "Bye Bye Beautiful". Em agosto, o single "Amaranth" foi lançado e conquistou Disco de Ouro na Finlândia em apenas dois dias.
Finalmente, em setembro, é lançado o primeiro álbum oficial sem a presença de Tarja Turunen. Estima-se que "Dark Passion Play" teve um custo de produção acima de € 500 mil (o dobro de Once) e contou com a participação da Orquestra Filarmônica de Londres. Este novo trabalho traz 13 faixas sendo que algumas são bastante extensas (The Poet and the Pendulum tem quaze catorze minutos de duração)é considerado pela crítica como o melhor trabalho da banda.
Após um longo período de especulações e longe dos estúdios, o Nightwish retornou à atividade.Obviamente não é possível esperar que a banda resgate o lirismo dos primeiros álbuns. Entretanto, nesta nova era, pode-se esperar um Nightwish mais ousado e com uma qualidade musical; sem, no entanto, perder a identidade que um dia conquistou milhões de ouvintes.
Integrantes:
Anette Olzon - Vocal (2007 - atual)
Tuomas Holopainen - Teclado/piano (1996 - atual)
Erno "Emppu" Vuorinen - Guitarra (1996 - atual)
Jukka Nevalainen - Bateria (1997 - atual)
Marco Hietala - Baixo (2002 - atual)
Ex-integrantes:
Sami Vänskä - Baixo (1996 - 2001)
Tarja Turunen - Vocal (1996 - 2005)