Olá, a todos, desculpem pela demora, postarei o diário de acampamento(adaptado) com a pré produção do novo album, o acampamento ocorreu entre julho a setembro de 2010 no interior da Finlândia.
Acampamento de verão - Parte 1 by Tuomas Holopainen
Há quase exatos 4 anos, nós nos reunimos num lugar idílico na pequena vila de Sävi para ensaiar e fazer os arranjos do que mais tarde chamaríamos de "Dark Passion Play". Foram dias tão inspiradores e gloriosos que decidimos fazer algo parecido com o próximo álbum do Nightwish chamado ………
Então, novamente, estamos aqui no interior da Finlândia começando a criar o sucessor do DPP. Por enquanto, só os caras estão aqui. Anette vai se juntar ao acampamento um pouco mais tarde. Nós chegamos ontem a tarde, e a reunião foi celebrada com esqui aquático, churrasco e Quilmes. Prevejo que essa mesma trindade irá se repetir mais ou menos diariamente.
Eu tenho 12 músicas completas agora, mas ainda estou trabalhando em algumas letras. Tem sido um processo de criação imensamente produtivo, mas também bastante cansativo e pesado. Mas me sinto mais satisfeito do que nunca com o trabalho. Não sei se isso é um bom ou mau sinal.
Para mim, o álbum soa como andar de montanha russa num parque temático construído por Neil Gaiman, Tim Burton e Salvador Dali. Essa é a melhor forma que posso descrevê-lo nesse momento.
Como já havíamos feito anteriormente, vamos gravar uma demo quando as músicas estiverem com os arranjos prontos, assim podemos ouvir e aperfeiçoar o material, e entregá-lo ao Sr. Pip Williams, para que ele possa começar com o processo de orquestrações. A data oficial para entrarmos em estúdio é 15 de outubro. Novamente, a orquestra e o coral de Londres vão aparecer, assim como o Sr. Troy Donockley que terá uma participação um pouco maior. E muitos novos elementos e mudanças que não havíamos tentado antes!
Acampamento de verão - Parte 2 by Tuomas Holopainen
A primeira semana está quase encerrada e nós tivemos um começo fantástico. Jukka, Emppu e eu ensaiamos cinco músicas até agora, e Marco chegou ao acampamento na noite passada, após alguns shows em festivais que tocou com o Tarot. Vamos começar a adicionar as partes de baixo nessas músicas e talvez começar a mexer na 6ª faixa. A primeira música que estruturamos acabou com um dos melhores refrões que já fizemos, com uma levada de guitarras bem pesadas e clássica do nosso estilo, um riff de cordas encorpado, tudo mais alto que qualquer coisa e todos tocando com força total ao mesmo tempo. Essa tem nossa marca registrada.
A faixa 2 é uma espécie de casamento distorcido de Van Halen, Pantera e vocais tirados de um hospício. E um pouco de guitarras ao estilo Quentin Tarantino na ponte. Não estávamos dando muita bola para esta aqui depois da demo que fiz sozinho, mas agora está finalmente ganhando vida.
Em meio a toda barulheira distorcida, sentamos com Emppu para completar uma peça acústica. Uma agradável viagem de volta às raizes! Soa como se algum dos Moomins tivesse escrito uma canção de Natal. (N. do T.: The Moomins é um famoso cartoon Sueco-Finlandês, sendo 'Moomin Valley' o local onde os personagens vivem, em meio a floresta Finlandesa.)
Então, mais uma uma música de volta às raizes. Supreendentemente a favorita de todos no momento. Eu desenterrei meu mais profundo lado de fã do Paradise Lost e My Dying Bride e esta marcha fúnebre é o resultado.
A última que ensaiamos até aqui é de autoria do Marco. Uma faixa maravilhosamente grudenta com os refrões repetidos cinco vezes (!!). Deve ser algum recorde para nós. Ótimos temas acústicos e uma pequena parte que ainda não se encaixa muito bem. Entraremos na Mansão Assombrada amanhã.
Acampamento de verão - Parte 3 by Tuomas Holopainen
A música "Nukkumatti", como nós chamamos, está entre minhas favoritas do material novo. Uma verdadeira jornada num trem fantasma, esmagadora, diversificada e sem refrão e que com certeza irá colocar um sorriso em seu rosto. Pelo menos causou isso em todos que a ouviram. Uma espécie de Danny Elfman flertando com humppa.
Então nós trabalhamos com uma música que de certa forma cairia como uma luva para o Troy tocar. Um monte de flautas e instrumentos de sopro duelando/se misturando com as partes do Emppu e com um trecho delirante nascido depois de uns 15 litros de cerveja (tipo Ale) e muito Old Toby (Nota: Old Toby é uma marca de tabaco usado para cachimbo e leva esse nome em homenagem ao personagem do "O Hobbit"). Uma das faixas mais alegres do disco, que agradavelmente quebra qualquer clima mais pesado e tenso. Reme mais rápido, eu ouço banjos!
A faixa 8 nos leva a totalmente novos territórios. Algo completamente diferente de tudo que já fizemos. Todos nós temos que encontrar novas maneiras de tocar nossos instrumentos e usar as vozes para esta música. Uma música extremamente desafiadora e que faz expandir sua mente. Mal posso esperar para ouvir Marco e Anette cantando-a.
Acampamento de verão - Parte 4 by Tuomas Holopainen
Outra semana passou, mais uma semana de ensaios, ajustes nas músicas, suor, passeios de barco e pescaria. Naturalmente, o evento mais feliz foi o nascimento do bebê da Anette e as emoções fantásticas com o recém-nascido(NT. o segundo filho de Anette Olzon nasceu dia 30 de julho de 2010). Outra semana passou, mais uma semana de ensaios, ajustes nas músicas, suor, passeios de barco e pescaria. Naturalmente, o evento mais feliz foi o nascimento do bebê da Anette e as emoções fantásticas com o recém-nascido. Parabéns e bênçãos para toda a família!
As músicas 9 e 10 tomaram forma no último final de semana. A 9 – uma exploração declarada dos territórios de Zimmer, com o refrão remetendo às nossas raízes. Desconfio que seja a parte favorita de Emppu no álbum todo. Sempre tive problemas com músicas curtas e de estrutura simples, mas esta parece muito promissora até para o meu coração e ouvidos cínicos.
A última música trabalhada será a faixa final do álbum, uma canção extremamente ambiciosa. Acredito que terá quase 20 minutos de duração. O espírito do Tio Walt já está assombrando cada nota desta música. Porém, ainda precisamos mexer mais nos arranjos.
Só temos mais uma música para ensaiar depois dessa canção monstruosa, uma peça acústica nos moldes de "The Islander". Ennio Morricone encontra Christy Moore. Emppu e eu precisamos de muita cerveja Guinness, um pouco de whisky single malt e um dia com vento forte para dar à luz esta música. E os instrumentos de sopro & bodhran de Troy, é claro.
Marco também fez vocais demo para quase todas as músicas, para que elas comecem a fazer mais sentido e para que Anette possa ouvir as linhas vocais e o ritmo das letras. Gosto muito desse processo de compor as músicas juntos lentamente, tecendo histórias do nada, e quase sempre são os vocais que finalmente dão vida às músicas.
Acampamento de verão - Parte 5 by Jukka
No último final de semana Marco abandonou nós três por aqui para cuidar de suas responsabilidades junto ao Tarot e Northern Kings. Nós decidimos ensaiar a última peça, uma faixa monstruosa e repassar algumas partes de outras músicas que ainda não nos satisfazem totalmente. Acabamos surgindo com várias artimanhas que trazem um final mais correto e necessário às músicas; alguns preenchimentos mais longos, pequenas paradas e nuances bem ao nosso estilo. A última música acabou se tornando fantástica e poderia ter partes suficientes para umas três faixas inteiras, mas ainda formam uma única peça cheia de riffs rápidos, lentos, belas passagens e rítmo bem pesado.
No final de semana alguns amigos nos visitaram, incluindo o Sami (Vänskä), e nos divertimos com muito esporte aquático, dardos e risadas. A melhor de todas as atividades foi estar sentado em um "donut" (N. do T.: se referindo à bóia) a toda velocidade atrás do barco. Você sabe que é bom mesmo quando diversão e o terror se tornam uma coisa só. Eu também finalmente tentei praticar esqui aquático num esqui só, e para a surpresa de todos eu dominei na primeira tentativa! Que sentimento poderoso foi aquele! Jihaa!!
Agora estamos tirando alguns dias até a próxima Quinta-feira. De vez em quando é bom se distanciar um pouco das músicas para ter uma visão fresca novamente.
Sammi Vänskä (ex baixista do NW)
Acampamento de verão - Parte 6 by Tuomas
De volta ao acampamento, de entrando de cabeça nas novas músicas do Nightwish com combustível novo nos tanques. Tem essa uma música que tem nos causado um monte de problemas durante as últimas semanas. Eu sinto que ela tem um grande potencial mas de alguma forma ela não funciona como deveria. Na Terça-feira pela manhã nós finalmente a matamos, dando um novo riff de guitarras/teclados com um toque de Van Halen e esta foi a cura. Eu também reescrevi e simplifiquei a letra no refrão.
Uma música/disco nunca está totalmente pronto, você apenas deve parar sua viagem em algum cenário bonito e aproveitar a vista.
Acampamento de verão - "O fim" by Anette
Esta semana eu finalmente visitei o acampamento para gravar alguns vocais para a nossa demo. Eu, Johan e nosso bebê chegamos na segunda à tarde e foi uma longa viagem de casa até lá. Eu não queria voar com o bebê, então dirigimos até Estocolmo por 6 horas, depois tomamos a balsa da Suécia até a Finlândia por 17 horas, e foram mais 6 horas dirigindo na Finlândia.
Quando chegamos ao acampamento, fomos recebidos por Emppu e Tuomas, foi muito bom revê-los. Já fazia um bom tempo desde o show na Hartwall Arena, quando nos vimos pela última vez. Marco e Jukka foram para os Estados Unidos, então, infelizmente, não estavam mais lá.
No primeiro dia, Emppu gravou as últimas guitarras e então voltou para casa, depois de 2 meses no acampamento. Eu apenas descansei após a longa jornada e aproveitei a beleza do lugar. O acampamento fica bem para dentro da floresta, incrivelmente lindo, com um grande lago de onde é possível ver o magnífico pôr-do-sol. Todas as cores se fazem presentes quando o sol se põe – roxo, amarelo, branco, azul, rosa, laranja... E agora o outono está se aproximando lentamente, então as árvores estão mudando as folhas e a temperatura é perfeita para sentar em torno da fogueira no começo da noite. E também temos um bichinho aqui, um pequeno hâmster para nos fazer companhia.
Na quarta-feira de manhã começamos as minhas gravações, fazendo 3 canções por dia e 2 no último dia. Levou 4 dias para gravar todas as músicas. Desde que recebi a primeira demo instrumental que Tuomas fez, sinto que este álbum será muito especial. As músicas e temas que Tuomas juntou são bem variados, interessantes e contêm elementos que não foram utilizados antes. Ainda soa como Nightwish, também voltando a algumas raízes dos primeiros álbuns. Vocalmente, para mim é muito mais variado, já que uso minha voz de maneiras diferentes das que usei no DPP. Tuomas certamente conhece minha voz e minha extensão agora.
Agora estou realmente com vontade de ouvir como vai ficar o disco com a orquestra, os corais etc., e já sinto que quero fazer as gravações dos meus vocais, o que acontecerá em março do ano que vem.
Fonte: Nightwish - The Official Website
Em breve agenda da turnê de Tarja Turunen pelo Brasil, e o começo da produção do novo álbum do Nightwish em estúdio! t+
Nenhum comentário:
Postar um comentário