Como já havia comentado no post anterior, além do novo álbum do Nightwish intitulado "Imaginarium", está sendo produzido um filme que contará a história de todo o percurso do álbum, abaixo está a entrevista com Tuomas Holopainen sobre o álbum e o filme:
"Tuomas, você é um louco varrido mas a idéia é incrível!"
Tuomas Holopainen revela do que se trata o conceito de Imaginarium
Trancados em estúdio na melhor parte desta primavera, o Nightwish não apenas está dando os toques finais no seu novo disco, Imaginarium, mas também está planejando um filme de mesmo nome. Se tudo correr conforme o esperado, o disco está marcado para ser lançado no início de 2012, seguido pelo filme após um período a ser definido. O primeiro single do novo disco bem como o trailer do filme devem aparecer bem antes do final de 2011.
Para o filme, o Nightwish se juntou com Stober Harju e sua equipe de produção, bem como a Solar Films.
Como você chegou no conceito de Imaginarium?
- Após completar o último álbum, eu me dei conta de que nós não podemos necessariamente ultrapassar Dark Passion Play em termos de grandiosidade e dinâmica. Em algum momento eu tive uma revelação: existe algum motivo pelo qual o Nightwish deva ser apenas uma experiência auditiva? Porque não poderíamos ampliar nossos horizontes? Eu tive a idéia de um disco conceitual, e pensei que nós poderíamos filmar um vídeo para cada música, que se uniriam para compor uma estória. Eu queria criar algo diferente, por exemplo, comparando com os projetos cinematográficos de Pink Floyd, Kiss, Lordi etc.
O projeto começou há dois anos e meio, no início do outuno de 2008.
- Eu havia encontrado o diretor Stobe Harju durante a produção do video de 'The Islander', e sabia que nós tínhamos a mesma maneira de pensar quando se trata de coisas loucas e fantasiosas. Contei a ele sobre minha idéia e ele respondeu imediatamente: "Tuomas, você é um louco varrido, mas a idéia é incrível -- Vamos começar já a pré-produção!"
- Então basicamente eu criei o conceito: Eu tive uma visão de que havíamos gravado 13 vídeos musicais que se uniriam. Então Stobe sugeriu que tivéssemos diálogos também, porém eu havia pensado que apenas música e imagens contariam a estória. Stobe garantiu, porém, que música, imagens e diálogos nos assegurariam os melhores resultados, e agora que vejo o script, eu me dei conta de que ele estava certo. A pré-produção ocorreu maravilhosamente bem, pois todas as minhas idéias principais, como a volta na montanha russa em uma das músicas, fecharam com a estória de Stobe perfeitamente. Basicamente eu dei a Stobe 13 pérolas e ele produziu um colar com essas pérolas.
O script final ainda está sendo escrito, porém o que você pode revelar do enredo por enquanto?
- Um velho compositor no seu leito de morte retorna a sua infância. Antigas memórias voltam lentamente, misturadas com o pequeno mundo de fantasia e música de um garotinho. Este é o conceito geral que podemos revelar no momento. Quero passar uma mensagem positiva e uma sensação de carpe diem. O filme é sobre a alegria de se estar vivo e a beleza do mundo.
O primeiro poster do filme dá uma primeira impressão das imagens do filme. O que mais você pode compartilhar conosco nesse momento?
- Nós estamos visualizando algo como um ponto comum entre os mundos surreais de Tim Burton, Neil Gaiman e Salvador Dali, mas não queremos tornar o filme extremamente artístico. É claro que eu assisti uma grande pilha de referências, e tudo me parece ótimo.
Vocês já fizeram a seleção do elenco? Podemos esperar algum membro da banda no filme?
- Estamos apenas começando a seleção, mas ela será feita principalmente pelo Stobe e pela Solar Films. Pessoalmente, eu gostaria de ver atores desconhecidos. Obviamente seria bom se eles fossem falantes nativos de Inglês, pois inglês não fluente definitivamente não fecha com a proposta do filme.
- O Nightwish aparece basicamente como ele mesmo, e provavelmente seremos vistos tocando duas ou três músicas no filme. Existem algumas partes secundárias e diálogos escritos para nós, mas você certamente não nos verá como protagonistas. O tempo do filme será de aproximadamente 80 minutos, talvez até um pouco mais.
Tem sido desafiador conseguir financiamento para o filme?
- "Desafiador" é uma palavra muito suave. Você tem que lembrar que um filme como este custa bastante. Mas mesmo assim, eu nunca estive disposto a desistir, pois a idéia de lançar apenas um disco de estúdio seria decepcionante. A banda está fortemente envolvida na produção, e, portanto nós estamos correndo um alto risco financeiro nós mesmos. É óbviamente ótimo que nós conseguimos uma grande empresa como a Solar Films como parceira.
- Deixando a conversa sobre o filme de lado, é de fundamental importância lembrar que Imaginarium é também o novo disco do Nightwish, um trabalho musical isolado. O que pode ser interessante para os ouvintes é que a música do disco e do filme terá certa diferença - No filme, algumas introduções são cortadas, alguns refrões não tem voz e assim por diante. No filme, a música obviamente tem que se acomodar a estória.
Que tipo de papel as letras das músicas tem no filme?
- Foi interessante escrever as letras, pois elas tem que funcionar sozinhas sem o filme. É por isso que você não vai ouvir os nomes dos personagens nas letras, por exemplo. Os temas individuais são bastante universais, mas ainda assim fecham um com o outro sem contar uma estória linear. Mas não se preocupe, tudo será esclarecido ao seu tempo.
Como você pretende lançar estas coisas?
- Se tudo correr conforme o planejado queremos lançar o disco no início de 2012, com o filme sendo lançado quando ficar pronto. Será lançado pelo menos em DVD, mas temos esperanças de que ocorra também um lançamento no cinema. E é claro, o filme junto com o disco estarão disponíveis futuramente numa versão especial dupla.
Se Dark Passion Play foi o final de um caminho, que diabos você pode fazer após Imaginarium?
- Acho que teremos que incorporar cheiros e outras sensações....
Fonte: Nightwish - The Official Website
Opinião: Acredito que mais uma vez o Nightwish irá se superar e surpreender!
Eu enquanto fã, confesso que estou muito ansioso e até mesmo impaciente com o lançamento do disco e do filme. Vale lembrar que Dark Passion Play foi uma superação em alguns sentidos, pois foi o primeiro disco sem a grandiosidade do vocal de Tarja Turunen, foi a apresentação da atual vocalista Anette Olzon, e teve a música mais longa da história do Nightwish(até o momento), sem falar os arranjos, as mixagens e a produção que foi impecável, a Orquestra de Londres que deu um show!, um garoto com vocal contraltino fazendo a maravilhosa introdução da música "The Poet and The Pendulum", um coral gospel fazendo "Meadows of Heaven", a bela produção de "The Islander"(que ganhou prêmio), entre outros elementos que fizeram o Dark Passion Play ser uma superação, pois compensou outras faixas do disco que estavam mais "fracas" como "Bye Bye Beautiful" e "Amaranth". Portanto acredito e espero que esse álbum seja tão, ou até mesmo, mais grandioso que o DPP, no sentido de produção, com músicas tão, ou mais elaboradas que "The Poet And the Pendulum" e que não precisem compensar outras faixas do album como aconteceu em DPP.... sem falar no filme Imaginarium que irá superar tudo até agora e entrar para a história do Nightwish!!!
Que venha o novo álbum, e que venha o filme! Aguardamos outras obras de arte musicais que o Nightwish sabe fazer muito bem e com competência. =)
Até breve...
domingo, 20 de março de 2011
quarta-feira, 2 de março de 2011
Produção do novo album do Nightwish - Diário de Estúdio
Provavelmente o nome do novo álbum do Nightwish será "Imaginarium" que também dará nome a um filme que está sendo produzido(voltarei a falar do filme em outro post). Abaixo o Diário de Estúdio, e logo após o post algumas fotos.
Diário de Estúdio(resumido):
Todas as partes de bateria estão gravadas! by Jukka
Em geral, acho sessões de gravação estressantes e só quero terminá-las o mais rápido possível, mas, dessa vez, foi tudo diferente. A sessão toda foi extremamente relaxada e não nos apressamos em nada. Nos demos a oportunidade de tentar abordagens diferentes para algumas músicas e não nos comprometemos.
Novamente, as músicas têm uma variedade brutal e mudanças de atmosfera que vão desde o lunático até o tranqüilo e obscuro, como num clube de jazz. Foi um grande desafio dar o toque certo em cada uma das músicas, mas minha “humilde” opinião é de que conseguimos. Hoje terminamos a sessão gravando o tribal para o início do álbum e adicionando vassourinhas (N. do T.: baquetas com pontas de aço que se parecem uma vassoura) para uma balada classuda ao estilo David Lynch. Gravamos a bateria para dez músicas e não poderia ter sido melhor – lugar perfeito, ótimas pessoas com quem trabalhar e criação de música excelente.
Gravação da Guitarra
Emppu está perto de terminar as gravações de guitarra, tendo completado 4 faixas e mais metade de todas as linhas principais. (os solos e partes acústicas serão gravados apenas depois das orquestras e corais) Marco também já terminou suas partes de baixo, então, agora temos que basicamente esperar até que Pip (Williams) e Tuomas aprontem os arranjos da orquestra para as sessões de gravações em Londres, em Fevereiro.
Marco atualiza o diário de gravações by Marco Hietala
Nesse instante já tenho a maior parte das faixas de baixo gravadas. Eu comecei algumas semanas atrás, mas estive fazendo no meu tempo. É o luxo de ter seu próprio equipamento e a experiência de ter trabalhado como engenheiro de estúdio. Por agora, eu estive pegando leve pelas últimas duas semanas.
É claro que todos nós queremos ver o produto final, lançado e pronto para o mundo ouvir. O sucesso com o qual nós fomos abençoados ou amaldiçoados exige muito da gente. Tudo tem que ser planejado com muita antecedência. Todas os detalhes sobre lançar o álbum, vídeos, turnê etc têm que se encaixar cuidadosamente quando estamos nesse estágio. Então todos nós ficamos bem ansiosos com a espera.
ANGEL STUDIOS – LONDRES by Tuomas
Nós chegamos ao Angel Studios em Islington, Londres, na noite do dia dos namorados e fomos muito bem recebidos pelos engenheiros de estúdio Steve Price e Mat Bartram. Eles já haviam organizado tudo para as gravações do dia seguinte, que incluiriam sessões de 3 horas com uma orquestra de 53 membros, sendo a maioria deles velhos conhecidos das sessões de estúdio de "Once" e "Dark Passion Play". Pip (Williams, o arranjador da orquestra) nos encontrou no hotel e estávamos todos empolgados e prontos para uma semana de longos dias trabalhosos e para testemunhar esplêndida musicalidade.
O senhor Thomas Bowes fez um trabalho fantástico como nosso líder da orquestra, e o senhor James Shearman foi um maestro esplêndido, e, mais uma vez, Pip se superou com os arranjos. Nós nos esforçamos e os planejamos muito mais do que nos discos anteriores, também.
Na Quarta-feira, nós continuamos com as gravações de orquestra, a última das sessões do dia sendo uma com 20 membros tocando instrumentos de corda e harpa. Alguns novos títulos provisórios também surgiram, como "The Birdie Song", "Teriyaki" e "Haunted Mansion Ride".
Quinta-Feira foi o dia da percussão e dos tambores étnicos. Desta vez nós decidimos gravar todos os instrumentos rítmicos separadamente da orquestra para facilitar o processo de mixagem.
A Sexta-feira foi reservada para os corais. Novamente uma sensação de nostalgia quando "The Metro Voices" entraram no prédio. Nós tínhamos 13 músicas para eles cantarem e eles fizeram tudo em menos de sete horas, sendo que conheceram todo o material na hora! Foi mais que maravilhoso!
Um coral de crianças é algo que ainda não tínhamos tentado num disco do Nightwish e isso ocorreu na manhã de Sábado. As crianças do The Young Musicians London, liderados pela maravilhosa Mary Poppins e Lynda Richardson eram simplesmente impressionantes.
Essas crianças têm um talento imenso, são futuros astros da música e nós nos sentimos orgulhosos de tê-los no nosso novo disco. A sua sonoridade era linda, inocente, e em algumas partes, muito, muito assustador. E era exatamente o que estávamos procurando.
Durante a noite recebemos mais dois músicos convidados, o senhor Dermot Crehan (conhecido por gravar na trilha sonora de "O senhor dos Anéis") e seus violonistas e o senhor Dirk Champbell com sua zurna. Ambas as performances foram impressionantes e deram um ar antigo a duas das canções.
fonte: Nightwish The Official Website
Fotos:
Em breve voltarei a falar sobre "Imaginarium" e o filme com o mesmo nome.
Assinar:
Postagens (Atom)