Provavelmente o nome do novo álbum do Nightwish será "Imaginarium" que também dará nome a um filme que está sendo produzido(voltarei a falar do filme em outro post). Abaixo o Diário de Estúdio, e logo após o post algumas fotos.
Diário de Estúdio(resumido):
Todas as partes de bateria estão gravadas! by Jukka
Em geral, acho sessões de gravação estressantes e só quero terminá-las o mais rápido possível, mas, dessa vez, foi tudo diferente. A sessão toda foi extremamente relaxada e não nos apressamos em nada. Nos demos a oportunidade de tentar abordagens diferentes para algumas músicas e não nos comprometemos.
Novamente, as músicas têm uma variedade brutal e mudanças de atmosfera que vão desde o lunático até o tranqüilo e obscuro, como num clube de jazz. Foi um grande desafio dar o toque certo em cada uma das músicas, mas minha “humilde” opinião é de que conseguimos. Hoje terminamos a sessão gravando o tribal para o início do álbum e adicionando vassourinhas (N. do T.: baquetas com pontas de aço que se parecem uma vassoura) para uma balada classuda ao estilo David Lynch. Gravamos a bateria para dez músicas e não poderia ter sido melhor – lugar perfeito, ótimas pessoas com quem trabalhar e criação de música excelente.
Gravação da Guitarra
Emppu está perto de terminar as gravações de guitarra, tendo completado 4 faixas e mais metade de todas as linhas principais. (os solos e partes acústicas serão gravados apenas depois das orquestras e corais) Marco também já terminou suas partes de baixo, então, agora temos que basicamente esperar até que Pip (Williams) e Tuomas aprontem os arranjos da orquestra para as sessões de gravações em Londres, em Fevereiro.
Marco atualiza o diário de gravações by Marco Hietala
Nesse instante já tenho a maior parte das faixas de baixo gravadas. Eu comecei algumas semanas atrás, mas estive fazendo no meu tempo. É o luxo de ter seu próprio equipamento e a experiência de ter trabalhado como engenheiro de estúdio. Por agora, eu estive pegando leve pelas últimas duas semanas.
É claro que todos nós queremos ver o produto final, lançado e pronto para o mundo ouvir. O sucesso com o qual nós fomos abençoados ou amaldiçoados exige muito da gente. Tudo tem que ser planejado com muita antecedência. Todas os detalhes sobre lançar o álbum, vídeos, turnê etc têm que se encaixar cuidadosamente quando estamos nesse estágio. Então todos nós ficamos bem ansiosos com a espera.
ANGEL STUDIOS – LONDRES by Tuomas
Nós chegamos ao Angel Studios em Islington, Londres, na noite do dia dos namorados e fomos muito bem recebidos pelos engenheiros de estúdio Steve Price e Mat Bartram. Eles já haviam organizado tudo para as gravações do dia seguinte, que incluiriam sessões de 3 horas com uma orquestra de 53 membros, sendo a maioria deles velhos conhecidos das sessões de estúdio de "Once" e "Dark Passion Play". Pip (Williams, o arranjador da orquestra) nos encontrou no hotel e estávamos todos empolgados e prontos para uma semana de longos dias trabalhosos e para testemunhar esplêndida musicalidade.
O senhor Thomas Bowes fez um trabalho fantástico como nosso líder da orquestra, e o senhor James Shearman foi um maestro esplêndido, e, mais uma vez, Pip se superou com os arranjos. Nós nos esforçamos e os planejamos muito mais do que nos discos anteriores, também.
Na Quarta-feira, nós continuamos com as gravações de orquestra, a última das sessões do dia sendo uma com 20 membros tocando instrumentos de corda e harpa. Alguns novos títulos provisórios também surgiram, como "The Birdie Song", "Teriyaki" e "Haunted Mansion Ride".
Quinta-Feira foi o dia da percussão e dos tambores étnicos. Desta vez nós decidimos gravar todos os instrumentos rítmicos separadamente da orquestra para facilitar o processo de mixagem.
A Sexta-feira foi reservada para os corais. Novamente uma sensação de nostalgia quando "The Metro Voices" entraram no prédio. Nós tínhamos 13 músicas para eles cantarem e eles fizeram tudo em menos de sete horas, sendo que conheceram todo o material na hora! Foi mais que maravilhoso!
Um coral de crianças é algo que ainda não tínhamos tentado num disco do Nightwish e isso ocorreu na manhã de Sábado. As crianças do The Young Musicians London, liderados pela maravilhosa Mary Poppins e Lynda Richardson eram simplesmente impressionantes.
Essas crianças têm um talento imenso, são futuros astros da música e nós nos sentimos orgulhosos de tê-los no nosso novo disco. A sua sonoridade era linda, inocente, e em algumas partes, muito, muito assustador. E era exatamente o que estávamos procurando.
Durante a noite recebemos mais dois músicos convidados, o senhor Dermot Crehan (conhecido por gravar na trilha sonora de "O senhor dos Anéis") e seus violonistas e o senhor Dirk Champbell com sua zurna. Ambas as performances foram impressionantes e deram um ar antigo a duas das canções.
fonte: Nightwish The Official Website
Fotos:
Em breve voltarei a falar sobre "Imaginarium" e o filme com o mesmo nome.
Nenhum comentário:
Postar um comentário