domingo, 19 de junho de 2011

Notas sobre a saída de Tarja Turunen do Nightwish(histórico) - Parte 2

Continuação da Parte 1:

"Nightwish: Tarja Turunen fala mais sobre a demissão"

por Rodrigo Monteiro, através do site Omelete

Ontem, Tarja Turunen falou um pouco mais a respeito de sua demissão do Nightwish. Em uma carta aberta publicada em seu site pessoal, a agora ex-vocalista mediu suas palavras. Apesar de longa, a carta não traz muitas novidades. A artista conta como foram as gravações do DVD End of an era, fala sobre as emoções de alegria sentidas naquela noite após o show, e de toda a tristeza e raiva que viriam no dia seguinte, quando leu a carta de Tuomas e se deu conta de que estava fora da banda. Segundo ela, foram ditas coisas mesquinhas a seu respeito na carta e ela não se reconhece ali nem imaginava que essa era a imagem que os demais membros do Nightwish faziam dela. Também disse estar indignada com o fato de seu marido ter sido envolvido na confusão e com a maneira como Tuomas levou a “roupa suja” da banda ao público.

Atualmente na Argentina, ela diz que, apesar de tudo, não consegue sentir raiva dos demais membros da banda. A carta termina da seguinte forma: “Agora chegou o momento de me acalmar e refletir sobre tudo isso”.


“Eu preciso colocar meus sentimentos em ordem e prometo que voltarei a público em breve. Anunciarei uma coletiva de imprensa na qual falarei de meus planos para o futuro. Isso não significa que vocês podem esperar que esse encontro seja um instrumento para atacar qualquer pessoa. Não será. A maravilhosa música que criamos juntos não será danificada pelos eventos recentes”.
Já do outro lado da história, Tuomas falou um pouco a respeito do presente e futuro de sua banda. Em entrevista à agência de notícias finlandesa STT ele disse: “Eu sei que a saída de Tarja é um choque para muitos dos fãs do Nightwish. É claro que é. Eu mesmo estou triste e desapontado. Eu não odeio Tarja. Tentei colocar o máximo possível de fatos na carta, para que as pessoas pudessem perceber que todos têm um papel a desempenhar na banda, não apenas Tarja”.
 
_____________________________________________________________
 
Caderno G – Gazeta do Povo- trecho da entrevista com Tarja Turunen, em  05/08/2008 as 09:44  por Angela Antunes, através do site Gazeta do Povo
 
 
A sua saída do Nightwish foi um pouco conturbada. O que aconteceu?


Sim, eu fui expulsa da banda.


Por que isso aconteceu?


Foram muitos problemas durante muitos anos. Para ser honesta, o tempo passou e eu ainda não estou com vontade de falar sobre os problemas na banda. A música sempre foi a coisa que mais importou. Por tantos anos, nós trabalhamos muito bem, mas definitivamente não teria como passarmos por esses nove anos sem problemas. Era muita falta de comunicação ou até mesmo nada de comunicação entre os membros da banda. Foi difícil.


A carreira solo era algo que já havia passado pela sua cabeça?


Eu cheguei a pensar nisso uns dois anos antes de eu sair da banda. Eu cheguei a gravar um álbum de Natal anteriormente e foi algo diferente para mim porque queria trabalhar com música clássica, mas naquela época eu não podia fazer isso. Mas eu não tinha nenhuma música escrita, então eu tive que juntar tudo bem rápido (aos risos).


Você acha que a carreira solo abriu novas oportunidades que não aconteceriam se você permanecesse na banda?


É muito difícil falar do “se eu tivesse” porque eu não tenho como dizer. Eu não acho que eu teria feito esse trabalho solo se eu estivesse com a banda porque não seria a minha prioridade. Não seria possível pelo menos não dessa maneira. É claro que seria muito difícil continuar na banda, e eu digo que estou muito mais feliz no momento do que eu estive em muitos anos.


Depois de cerca de dois anos em carreira solo, quais foram os pontos positivos e negativos desta nova fase?


O ponto negativo foi o início. Eu estava muito nervosa e eu tive que aprender tantas coisas novas em tão pouco tempo. Eu tive que conhecer novas pessoas, as pessoas da minha nova gravadora, da produção do álbum. Eu tive que fazer juntar toda essa informação num espaço de tempo muito curto. Então essa foi a parte difícil. Mas a melhor parte é essa liberdade que eu tive de fazer música que eu realmente amo, escrever música com as pessoas que eu amo e realmente aproveitar a música. No Nightwish eu não era a única pessoa que escrevia as músicas. É a primeira vez que eu pude começar com algo por conta própria e foi maravilhoso.
 
Você não vê problemas em tocar algumas músicas da banda no seu show solo?



Não, toco ainda às vezes. Eu escolhi algumas músicas que estavam melhores por causa da minha performance vocal ou outras que não costumávamos tocar ao vivo. É legal eu ter a oportunidade de tocar elas agora, já que quando a gente gravou era o início da minha carreira e eu não tinha a voz que tenho hoje. E agora eu posso me divertir com isso (risos).


Quais são as principais diferenças entre este trabalho e o que você fazia anteriormente?


É diferente no sentido que não pode ser categorizado, não poderia ser, por exemplo, heavy metal. Existe muito mais variedade, diferentes estilos de músicas. Algumas têm de um lado uma melodia linda e marcante e ao mesmo tempo não tem bateria, e nada em outras músicas. É muito emocionante e para mim eu não conseguiria colocar em uma categoria. Você tem que ouvir e sentir a emoção do álbum. Estou muito positiva a respeito disso.
 
____________________________________________________________
 
 
Pronunciamento em coletiva de imprensa que Tarja fez logo após sua saída(os vídeos estão com legendas em espanhol, em breve legendas em português):
                                                                 
                                                                       Parte 1


Parte 2
 
__________________________________________________________________________
 
Links:

sábado, 18 de junho de 2011

Notas sobre a saída de Tarja Turunen do Nightwish(histórico) - Parte 1

Como havia descrito no post anterior, voltarei a falar sobre a saída de Tarja Turunen do Nightwish, já que uma das páginas mais acessadas no blog é a carta de demissão de Tarja e a carta de resposta de Tarja. Esse é o último post relativo ao desligamento de Tarja da banda, já que o assunto já foi muito comentado e já está saturado, portanto pela última vez reuni alguns materiais que tinha disponível sobre o assunto, não tenho todos pois parte desses materiais foram perdidos. Os trechos a seguir foram publicados na época da saída em sites de notícias detalhando mais o assunto.
OBS: Abaixo das notas(na Parte 2), está o vídeo da coletiva de imprensa que a ex vocalista deu logo após a demissão.


Em 21 de Outubro de 2005 após o último show da turnê Once Upon a Tour no Hartwall Areena, Tuomas entregou uma carta nas mãos de Tarja, porém na euforia de um belo show concluído e de o fim de mais uma turnê, Tuomas disse a Tarja para ler a carta no dia seguinte. No dia 22 de Outubro Tarja já estava na Argentina junto com seu marido Marcelo Cabuli quando leu a carta, que também foi divulgado no site oficial do Nightwish no mesmo dia, causando congestionamento em número de acessos.


Segue abaixo as notas da imprensa sobre o assunto:

 

"Tarja Turunen é demitida do Nightwish!"
Publicado em 24/10/2005 às 15:02, texto por Bruno Sanchez, através do site Delfos
"Neste último final de semana, uma verdadeira bomba se abateu sobre o cenário  do metal, quando a página oficial do Nightwish divulgou  que a cultuada vocalista Tarja Turunen fora demitida logo após um show da banda em Helsinque (na Finlândia – terra natal dos caras).
A grande ironia é que essa apresentação (a última da bem sucedida turnê do álbum Once  que passou pelo Brasil duas vezes, a primeira no ano passado e a segunda há algumas semanas no festival Live ´n´ Louder) foi registrada para a gravação de um DVD que já batizado de The End of an Era e, obviamente, após a demissão, ganhou um novo significado pois foi a última apresentação da banda com a formação “clássica” após 9 anos de um casamento bem sucedido (e rentável, diga-se) entre Tarja e os demais integrantes.
Essa notícia, apesar de chocante para os fãs  mais fiéis, não era tão inesperada visto que essa divisão interna na banda era bem visível, especialmente se pegarmos entrevistas recentes que os músicos deram para veículos nacionais. Em uma dessas entrevistas, há cerca de 2 anos, a vocalista se mostrava insatisfeita com o Nightwish e dizia claramente que seu futuro no grupo era incerto, pois pretendia se focar apenas em sua carreira como cantora lírica, longe dos palcos de shows de Heavy Metal.
Na carta de demissão entregue à Tarja e aberta ao público em geral, o tecladista e líder dos finlandeses, Tuomas Holopainen, acusa a “musa” de se importar atualmente apenas com a fama  e o dinheiro e de ter mudado muito após o casamento com o argentino Marcelo Cabuli (sobrou até pro cara). A gota d´água na história teria sido durante um vôo para Toronto, onde Tarja disse que poderia sair da banda a hora que bem entendesse.

Ainda complementando a nota e em uma notícia bem, digamos, precipitada, o tecladista, em uma entrevista hoje para a STT (agência de notícias da Finlândia), disse que lançará um livro em maio de 2006 onde contará todos os fatores que levaram a banda a tomar essa decisão (o que nos leva a refletir desde quando esse livro já estava sendo escrito – e o mesmo pode ser dito sobre o título do vindouro DVD). Na mesma entrevista, Tuomas confirmou que o objetivo do Nightwish é seguir em frente e eles já estão preparando todo o processo de substituição da carismática vocalista, o que não será fácil para os fãs e a mídia.
A vocalista, por outro lado, se pronunciou através de um fã site, onde disse estar chocada pela forma como as coisas foram feitas e disse estar muito triste como tudo chegou à imprensa, sem que ao menos ela tivesse a oportunidade de se despedir dos fãs."
___________________________________________________________________________
"Fã site diz que Tarja está desconsolada com sua saída"
Fonte: Wiplash em 24/10/2005
"Como seria de se esperar, a excessiva quantidade fez com que o site oficial do NIGHTWISH  saísse do ar por várias horas, e embora ele já esteja disponível, foi necessário que uma versão mais "enxuta" fosse ao ar, para que não ocorresse novamente uma sobrecarga.
Mas coube a um site feito por fãs  de Tarja Turunen a publicação de uma carta cuja autoria é creditada à vocalista, onde ela afirma estar "devastada" por ter sido demitida.
"Não tenho palavras para expressar meus sentimentos  neste momento" teria dito Tarja. "Estou desconsolada. As coisas aconteceram de uma maneira tal que não tive a chance de expressar minha opinião. Fui demitida de uma banda  que representa nove anos de minha vida e estou muito triste por isso. Foi muito cruel o jeito como isto veio à público" prosseguiu a vocalista , dizendo ainda que ninguém lhe deu a chance de se despedir dos fãs ainda sendo a vocalista do Nightwish , como ela gostaria."
___________________________________________________________________________


Fonte: Omelete, por Rodrigo monteiro em 26/10/2005
"Enquanto o líder do Nightwish, o tecladista Tuomas Holopainen passou a segunda-feira dando entrevistas a rádios, TVs e agências de notícias sobre a demissão da vocalista Tarja Turunen da banda, a própria cantora preferiu manifestar-se pouco sobre o assunto. 
Respondendo a um e-mail de um site de fãs, o Tarja Turunen Fan, ela disse o seguinte a respeito dos recentes acontecimentos: "Eu não tenho palavras para expressar meus sentimentos no momento. Estou devastada. Tudo isso aconteceu de uma maneira na qual eu não tive a mínima chance de dar qualquer opinião a respeito. Fui demitida de uma banda que representou os últimos nove anos de minha vida e estou muito triste com isso. Foi muito cruel como a banda levou isso a público. Isso, no entanto, não muda o fato de que fizemos músicas maravilhosas juntos, mas eu nunca esquecerei que eles nem me deram a chance de me despedir do público como a vocalista do Nightwish. Amo todos vocês e realmente espero vê-los em meus shows solo. Obrigado por suas palavras gentis e apoio. Nunca os esquecerei".
Apesar de não querer entrar em muitos detalhes sobre os motivos que levaram Tarja a ser demitida do grupo, além daqueles expostos na carta divulgada no site da banda, Holopainen disse que um livro contendo a biografia da banda está programado para maio do ano que vem. No livro, ele promete, estarão expostos todos os comos, quandos e porquês por trás de sua decisão."

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Algumas das minhas bandas favoritas(video)

Um video que fiz e postei no Youtube em 2009, por motivos alheios ainda não coloquei a continuação dele, acredito que precisarei de pelo menos uns 4 vídeos a mais...rs


Em breve novas atualizações no blog, e finalmente colocarei todo o material que tenho disponível sobre a saída de Tarja Turunen do Nightwish. Vou tentar colocar o video da coletiva de imprensa que ela fez logo após, mas não é certeza, por motivos de tradução.