sábado, 18 de junho de 2011

Notas sobre a saída de Tarja Turunen do Nightwish(histórico) - Parte 1

Como havia descrito no post anterior, voltarei a falar sobre a saída de Tarja Turunen do Nightwish, já que uma das páginas mais acessadas no blog é a carta de demissão de Tarja e a carta de resposta de Tarja. Esse é o último post relativo ao desligamento de Tarja da banda, já que o assunto já foi muito comentado e já está saturado, portanto pela última vez reuni alguns materiais que tinha disponível sobre o assunto, não tenho todos pois parte desses materiais foram perdidos. Os trechos a seguir foram publicados na época da saída em sites de notícias detalhando mais o assunto.
OBS: Abaixo das notas(na Parte 2), está o vídeo da coletiva de imprensa que a ex vocalista deu logo após a demissão.


Em 21 de Outubro de 2005 após o último show da turnê Once Upon a Tour no Hartwall Areena, Tuomas entregou uma carta nas mãos de Tarja, porém na euforia de um belo show concluído e de o fim de mais uma turnê, Tuomas disse a Tarja para ler a carta no dia seguinte. No dia 22 de Outubro Tarja já estava na Argentina junto com seu marido Marcelo Cabuli quando leu a carta, que também foi divulgado no site oficial do Nightwish no mesmo dia, causando congestionamento em número de acessos.


Segue abaixo as notas da imprensa sobre o assunto:

 

"Tarja Turunen é demitida do Nightwish!"
Publicado em 24/10/2005 às 15:02, texto por Bruno Sanchez, através do site Delfos
"Neste último final de semana, uma verdadeira bomba se abateu sobre o cenário  do metal, quando a página oficial do Nightwish divulgou  que a cultuada vocalista Tarja Turunen fora demitida logo após um show da banda em Helsinque (na Finlândia – terra natal dos caras).
A grande ironia é que essa apresentação (a última da bem sucedida turnê do álbum Once  que passou pelo Brasil duas vezes, a primeira no ano passado e a segunda há algumas semanas no festival Live ´n´ Louder) foi registrada para a gravação de um DVD que já batizado de The End of an Era e, obviamente, após a demissão, ganhou um novo significado pois foi a última apresentação da banda com a formação “clássica” após 9 anos de um casamento bem sucedido (e rentável, diga-se) entre Tarja e os demais integrantes.
Essa notícia, apesar de chocante para os fãs  mais fiéis, não era tão inesperada visto que essa divisão interna na banda era bem visível, especialmente se pegarmos entrevistas recentes que os músicos deram para veículos nacionais. Em uma dessas entrevistas, há cerca de 2 anos, a vocalista se mostrava insatisfeita com o Nightwish e dizia claramente que seu futuro no grupo era incerto, pois pretendia se focar apenas em sua carreira como cantora lírica, longe dos palcos de shows de Heavy Metal.
Na carta de demissão entregue à Tarja e aberta ao público em geral, o tecladista e líder dos finlandeses, Tuomas Holopainen, acusa a “musa” de se importar atualmente apenas com a fama  e o dinheiro e de ter mudado muito após o casamento com o argentino Marcelo Cabuli (sobrou até pro cara). A gota d´água na história teria sido durante um vôo para Toronto, onde Tarja disse que poderia sair da banda a hora que bem entendesse.

Ainda complementando a nota e em uma notícia bem, digamos, precipitada, o tecladista, em uma entrevista hoje para a STT (agência de notícias da Finlândia), disse que lançará um livro em maio de 2006 onde contará todos os fatores que levaram a banda a tomar essa decisão (o que nos leva a refletir desde quando esse livro já estava sendo escrito – e o mesmo pode ser dito sobre o título do vindouro DVD). Na mesma entrevista, Tuomas confirmou que o objetivo do Nightwish é seguir em frente e eles já estão preparando todo o processo de substituição da carismática vocalista, o que não será fácil para os fãs e a mídia.
A vocalista, por outro lado, se pronunciou através de um fã site, onde disse estar chocada pela forma como as coisas foram feitas e disse estar muito triste como tudo chegou à imprensa, sem que ao menos ela tivesse a oportunidade de se despedir dos fãs."
___________________________________________________________________________
"Fã site diz que Tarja está desconsolada com sua saída"
Fonte: Wiplash em 24/10/2005
"Como seria de se esperar, a excessiva quantidade fez com que o site oficial do NIGHTWISH  saísse do ar por várias horas, e embora ele já esteja disponível, foi necessário que uma versão mais "enxuta" fosse ao ar, para que não ocorresse novamente uma sobrecarga.
Mas coube a um site feito por fãs  de Tarja Turunen a publicação de uma carta cuja autoria é creditada à vocalista, onde ela afirma estar "devastada" por ter sido demitida.
"Não tenho palavras para expressar meus sentimentos  neste momento" teria dito Tarja. "Estou desconsolada. As coisas aconteceram de uma maneira tal que não tive a chance de expressar minha opinião. Fui demitida de uma banda  que representa nove anos de minha vida e estou muito triste por isso. Foi muito cruel o jeito como isto veio à público" prosseguiu a vocalista , dizendo ainda que ninguém lhe deu a chance de se despedir dos fãs ainda sendo a vocalista do Nightwish , como ela gostaria."
___________________________________________________________________________


Fonte: Omelete, por Rodrigo monteiro em 26/10/2005
"Enquanto o líder do Nightwish, o tecladista Tuomas Holopainen passou a segunda-feira dando entrevistas a rádios, TVs e agências de notícias sobre a demissão da vocalista Tarja Turunen da banda, a própria cantora preferiu manifestar-se pouco sobre o assunto. 
Respondendo a um e-mail de um site de fãs, o Tarja Turunen Fan, ela disse o seguinte a respeito dos recentes acontecimentos: "Eu não tenho palavras para expressar meus sentimentos no momento. Estou devastada. Tudo isso aconteceu de uma maneira na qual eu não tive a mínima chance de dar qualquer opinião a respeito. Fui demitida de uma banda que representou os últimos nove anos de minha vida e estou muito triste com isso. Foi muito cruel como a banda levou isso a público. Isso, no entanto, não muda o fato de que fizemos músicas maravilhosas juntos, mas eu nunca esquecerei que eles nem me deram a chance de me despedir do público como a vocalista do Nightwish. Amo todos vocês e realmente espero vê-los em meus shows solo. Obrigado por suas palavras gentis e apoio. Nunca os esquecerei".
Apesar de não querer entrar em muitos detalhes sobre os motivos que levaram Tarja a ser demitida do grupo, além daqueles expostos na carta divulgada no site da banda, Holopainen disse que um livro contendo a biografia da banda está programado para maio do ano que vem. No livro, ele promete, estarão expostos todos os comos, quandos e porquês por trás de sua decisão."

3 comentários:

Ariane disse...

Tarja tinha toda minha admiração!!! foi minha influência, mas realmente estou decepcionada com ela... simplesmente a moça esqueceu a humildade e deixou de lado valores sagrados como caráter e prazer naquilo que faz!!! a culpa foi do argentino maldito do marido dela.. um tremendo filho da puta que encheu a cabeça dela com titicas de galinha!!! se ela tivesse sido mais humilde ainda estaria nessa maravilhosa noite!!! eu demitiria ela no meio do show na frente dos fãs e chutaria acara do vaio encapetado do CABULLI!!! morra viadão!!!

Ariane disse...

Tarja tinha toda minha admiração!!! foi minha influência, mas realmente estou decepcionada com ela... simplesmente a moça esqueceu a humildade e deixou de lado valores sagrados como caráter e prazer naquilo que faz!!! a culpa foi do argentino maldito do marido dela.. um tremendo filho da puta que encheu a cabeça dela com titicas de galinha!!! se ela tivesse sido mais humilde ainda estaria nessa maravilhosa noite!!! eu demitiria ela no meio do show na frente dos fãs e chutaria a cara do vadio encapetado do CABULLI!!! morra viadão!!!

Fabiana disse...

Dizem que a saída foi pq o Tuomas era apaixonado pela Tarja e ela não o correspondia. O Cabulli falou na cara do Tuomas que ele não teria chances com ela. Um desperdicio pois eu no lugar dela traçava ele de jeito, que disperdicio. Tá doido, dá fora no deus do Tuomas pra ficar com ponta de a ponta de aterro do Cabuli.